quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Origem do Dia das Bruxas


palavra “Halloween” tem a sua origem na igreja católica e vem da contracção feita de maneira errada da expressão “All Hallows Eve” que significa Dia de Todos os Santos, uma reverência aos santos mortos (que se comemora a 1 de Novembro).
Essa referência misturou-se às tradições célticas vindas da Irlanda por volta do século V a .C., onde o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro. Essa data era comemorada com um feriado denominado “Samhaim”. Neste dia, todas as bruxas, demônios e espíritos dos mortos se reuniriam para uma grande festa.
Ao longo do tempo, o medo que a festa causava foi sendo esquecido e ela transformou-se numa brincadeira para as crianças. A tradição foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses e popularizou-se no final do século XIX, quando as crianças passaram a sair às ruas batendo de porta em porta e dizer “tricks or treats” (travessuras ou doçuras).


Inventado pelos celtas – povo que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo nascer –, o Halloween marca o fim oficial do verão e também:

• O início do ano-novo;
• O final da terceira e última colheita do ano;
• O início do armazenamento de provisões para o inverno;
• Início do período de retorno dos rebanhos do pasto;
• A renovação de suas leis.

Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.

Nenhum comentário:

Postar um comentário