quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Empresa de aplicativos dá emprego a criador de vírus para iPhone


Uma empresa australiana que desenvolve aplicações para telefones celulares contratou Ashley Towns, o jovem de 21 anos responsável pela criação de um vírus para o aparelho multimídia iPhone. O jovem desenvolveu uma praga que se espalhou na Australia, entre iPhones desbloqueados, mudando a imagem da tela para uma foto do cantor Rick Astley, sucesso nos anos 80.

Astley virou ícone dos nerds por conta de uma brincadeira chamada “Rickrolling”: internautas “mascaram” o link desse clipe com a promessa de um texto interessante ou um vídeo inédito. Quando a vítima clica, é surpreendida com o clipe “Never Gonna Give You Up”, do cantor.

A contratação foi feita pela empresa mogeneration e anunciada no Twitter do próprio Towns. Segundo a empresa de segurança Sophos, entre 17 mil e 25 mil iPhones desbloqueados foram infectados na Austrália pela praga desenvolvida por Towns. A Sophos lembra que o jovem ainda não enfrentou a Justiça por sua ação, que realiza “modificações no iPhone de vítimas inocentes”.

“Não me entendam mal. Não acho que os criadores de vírus não deveriam ter a chance de se reabilitar e fazer algo válido com suas vidas. O que me incomoda é o fato de Towns não ter se arrependido do que fez e, agora, seu comportamento irresponsável parece ter sido recompensado. Ele vai oferecer US$ 5 para compensar a inconveniência a cada um que causou? Duvido”, escreveu Graham Cluley, diretor da Sophos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário