terça-feira, 24 de novembro de 2009

Filme - Avatar


Sinopse

No futuro, Jaze é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Na'vi, com sua própria língua e cultura. O que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra.

Revolução? Sim, tecnológica.

“Este será o maior filme em 3D já feito na história do cinema”. A declaração, concedida à revista Time, é de ninguém menos que Steven Spielberg, o homem que, para falar de adjetivos, carrega junto de si a palavra entretenimento e foi responsável por algumas das maiores bilheterias do cinema e por apresentar filmes com grandes avanços em termos de computação gráfica.
Com um orçamento oficial na casa dos US$ 200 milhões – embora muitos afirmem que a produção já tenha extrapolado os US$ 300 milhões – Cameron escolheu justamente os estúdios de Peter Jackson, a Weta Studios para dar vida aos efeitos especiais do mundo de Pandora. Para a captação de imagens e movimentos do atores, Cameron escolheu um hangar de 16 mil metros quadrados chamado “Spruce Goose” – mesmo local em que o milionário Howard Hughes construiu seu avião no início do século passado.

Com um sistema de câmeras mais ágil e mais leve que o próprio Cameron ajudou a projetar há nove anos atrás, a captação de imagens do filme é toda em 3D estereoscópico. A idéia é que o 3D não seja apenas um elemento exibicionista no filme e, sim, que ele tenha uma função de linguagem. Em resumo: você não verá cenas gratuitas apenas para dizer “olha, temos 3D”. A nova dimensão deverá ter uma função na história e despertar sensações específicas no espectador.

Para afirmar essa revolução, não é preciso mesmo esperar o filme estrear. Sim, em termos tecnológicos Avatar já é um marco. O que veremos no filme que estréia em dezembro é o que de melhor a indústria cinematográfica já produziu até hoje e que, nos bastidores, é capaz de causar admiração até mesmo aos profissionais das empresas concorrentes – como a Industrial Light & Magic e a Digital Domain. A mesma tecnologia de captação de imagens também já está em franca utilização na produção Tintin, que reunirá Peter Jackson e Steven Spielberg em 2011. Porém, em termos de complexidade, ela está longe das necessidades de Avatar, que literalmente precisa recriar novos mundos para dar vida à imaginação de Cameron.


Aguardando...

Assisti (10/01/2010), simplesmente maravilhoso, ação, romance, aventura, tudo em um filme só.
Sem falar é claro dos efeitos especiais, que são incríveis.3D magnifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário