segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

LIVRO -Feliz Ano Velho


Feliz ano velho é um livro de autoria de Marcelo Rubens Paiva lançado em 1982.
Trata da experiência autobiográfica do autor, que relata o acidente que o deixou tetraplégico depois de um mergulho em um lago de Barão Geraldo, em 14 de dezembro de 1979, após bater acidentalmente com a cabeça numa pedra. Mostra a dificuldade que muitas pessoas sofrem com essa situação e a força de vontade que um homem tem de ter para se inserir novamente na sociedade, enfrentando seus problemas e medos.
Durante este período de recuperação, Marcelo conta com estonteantes carisma e sinceridade detalhes de seu passado (não tão distante, já que tinha apenas 20 anos quando tentou o famigerado mergulho), de sua infância e juventude. Desvela seus casos amorosos, retrata sua carreira musical. Jovem ativo, participava do quadro político da Unicamp, onde cursava Agronomia.
Filho do deputado federal Rubens Beyrodt Paiva, ele conta-nos ainda, em um dos momentos mais aflitivos, como foi o dia em que seis militares invadem a sua casa e levam seu pai, que ele não mais voltaria a ver. E apesar de todas as dificuldades e de enfrentá-las com o mesmo constante bom-humor, Marcelo insiste em dizer que não é exemplo algum, quiçá herói, e parece fazer questão de algumas vezes mostrar-nos suas fraquezas, seu machismo, vaidade e em tantas até mesmo baixa-maturidade.
Foi um best-seller dos anos 80, principalmente por sua linguagem livre e inovadora. Essa obra teve várias adaptações para o teatro e gerou um filme.

Duas frases do livro:

"De repente vejo pousar uma nota de cinqüenta cruzeiros no meu colo. Era uma velha que tinha jogado e saído rápido. A princípio não entendi, mas depois não agüentei e caí na gargalhada. Ela tinha me dado uma esmola. E como dissera meu amigo paraplégico Silvio: ser deficiente também tem suas vantagens" pág 226

"Dei muita sorte na Unicamp, com um sorriso bonito e esse meu machismo liberal. É a minha grande arma, meu sorriso. Não que eu tenha descoberto isso, mas várias garotas se deixaram seduzir por ele. Depois me contavam. É claro que eu comecei a dar maior importância , já que passei grande parte da minha adolescência com uma incrível dificuldade de me aproximar de mulheres." pág 74

Comentário (meu)
Um dos melhores livros que já li. Além de um humor sem igual, me fez ver o quanto é valiosa, a nossa vida, nossa liberdade, nossa independência, enfim.

O ser humano só se da conta do que tem, quando perde.

"Samba, praias e futebol, dão charme para este pais com fome, doenças e repressão."

Marcelo Rubens Paiva.


Download (arquivo em pdf)

http://www.4shared.com/file/162433597/1587d7d4/Marcelo_Rubens_Paiva_-_Feliz_A.html?s=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário