sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Frases de MAQUIAVEL


NICOLAU MAQUIAVEL (Niccolò Machiavelli), (03 de maio de 1469 - 21 de junho de 1527). Filósofo e político italiano (Florença).

Homens ofendem por medo ou por ódio

Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis.

Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que
freqüenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente,
bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles.

NÃO É A INTENÇÃO QUE VALIDA UM ATO, MAS SEU RESULTADO.

NÃO É A INTENÇÃO QUE VALIDA UM ATO, MAS SEU RESULTADO.

O FIM JUSTIFICA OS MEIOS

AO REI TUDO, MENOS A HONRA

Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessérios, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha

Os que vencem, não importa o modo como vençam, nunca conquistam a vergonha.

Os homens esquecem mais rapidamente a morte do pai do que a perda do patrimônio.

Não se pode chamar de "valor" assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória

Assegurar-se contra os inimigos, ganhar amigos, vencer por força ou por fraude, faze-se amar a e temer pelo povo, ser seguido e respeitado pelos soldados, destruir os que podem ou devem causar dano, inovar com propostas novas as instituições antigas, ser severo e agradável, magnânimo e liberal, destruir a milícia infiel e criar uma nova, manter as amizades de reis e príncipes, de modo que lhe devam beneficiar com cortesia ou combater com respeito, não encontrará exemplos mais atuais do que as ações do duque.


Um príncipe sábio deve observar modos similares e nunca, em tempo de paz, ficar ocioso"

"Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos."

A primeira imprensão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário